Empregador, fique atento!
Trata-se de uma situação muito comum que leva o empregador a ser multado em razão das relações trabalhistas é a ausência de correta fiscalização dos itens que compõem a segurança do trabalho.
Portanto, é necessário não só possuir um profissional responsável pela fiscalização das condições de trabalho diariamente (como Engenheiros de Segurança do Trabalho), mas também observar o correto uso de EPI (equipamentos de proteção individual) pelo operário.
Também, é possível que o empresário seja multado em razão de fiscalização promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em que, apesar de ser concluído pelo uso de EPI e fiscalização do próprio empregador quanto à segurança do trabalho, os equipamentos utilizados estejam fora do prazo de validade.
Portanto, é importante manter controle sobre os equipamentos que são cedidos e às respectivas datas de validade, sob a pena de multa.
Ainda, lembre-se que diante da irrenunciabilidade de direitos, não é opção do trabalhador dispensar o uso de equipamentos.
